Noites Cafajestes à venda

Noites Cafajestes está de novo à venda, agora no site da Amazon Brasil: clique no link abaixo, e digite o nome do livro na pesquisa loja kindle, no alto da página.
Um verdadeiro guia de comportamento e sabedoria canalhas e cafajestes por R$6,00.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Um pouco de veneno para cima do interior de São Paulo

 

 

Um autor que este sujeitinho-escriba muito aprecia é Marcos Rey (devorei sua obra juvenil,quando pré-adolescente e estou prestes a dar por encerrada a leitura e degustação de sua obra adulta, sobre a qual inclusive já fiz postagem nesta tranqueira). 

Pois bem. Estou concluindo a leitura de Entre sem bater, que não está entre seus melhores livros mas contém páginas de qualidade inegável. Selecionei dois trechos em que Rey, com sua prosa ferina, ataca com precisão mortal os remediados e a classe média inculta paulista. O livro foi escrito e publicado no início da década de 60 do século passado, mas sua descrição dessa gente, do ridículo, da estreiteza de mente que exibem com orgulho, continua muitíssimo atual.Se não, vejamos dois trechos que selecionei a dedo:       

Descrição de uma daquelas tias solteironas ou viúvas, azedas e infelizes:

"Magra,(...)com todos os traços repuxados para cima(...), nunca sorria. (...) Não se podia dizer que era pura como uma vestal porque isso seria prejudicar um dos patrimônios poéticos da Roma antiga. Era assexuada e antipática, orgulhosa e tola..."

Pensamento sobre um daqueles primos ou irmãos tapados que consideram o interior jeca, caipira e ignorante do estado de São Paulo o preferencial (e quase sempre, dado a falta de visão, cultura e de dinheiro) destino para viagem de férias e o supra sumo do bem viver e da 'qualidade de vida'(conheço  bem a região, toda minha família vem de lá, boa parte ainda vive nessa roça que posa de vanguarda do estado e do país; já estive - infelizmente - em várias de suas cidades e as evito ao máximo há vários anos.):

"É pequeno um mundo que acaba em..." (não citarei a cidade que ele indicou, coloque a de sua preferência, a aldeia mais hipócrita, tapada e reacionária que conhece, dos rincões do bravo povo empreendedor paulista. )

Saudações canalhas e cafajestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário