Noites Cafajestes à venda

Noites Cafajestes está de novo à venda, agora no site da Amazon Brasil: clique no link abaixo, e digite o nome do livro na pesquisa loja kindle, no alto da página.
Um verdadeiro guia de comportamento e sabedoria canalhas e cafajestes por R$6,00.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

"Não há nada de natural em ficar sóbrio"

 

Caros leitores, aprendam: a pergunta certa a ser feita a um bebedor contumaz não é "Por que você bebe?", e sim " Você vive neste mundo, nesta época e ainda passa parte do tempo sóbrio??!!" Como escreveu um dos gênios da nossa espécie, Charles Baudelaire: 

 Embriaguem-se

É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo, que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: “É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso! Com vinho, poesia ou virtude, a escolher.”

 (Trad. de Leda Tenório da Motta, 1995)

O título da postagem foi proferido por  um grande cientista e pesquisador brasileiro do uso das ditas drogas psicoativas pela humanidade, desde a aurora dos tempos, mas infelizmente, este sujeitinho ébrio não tomou o cuidado de anotar seu nome.

Saudações canalhas e cafajestes (e embriagadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário